Trabalhos 2015 1º Escalão 2º Escalão A Colcheia - Ensino Particular e Cooperativo (Figueira da Foz) Assoc. Promoção Social, Desportiva R. Cultural Moita do Boi (Pombal) Inicio da recolha e preparação das embalagens Tetra Pak Inicio da construção da estrutura de madeira que irá ser o nosso jardim com flores Ninho construido com as embalagens colocação do ninho no nosso jardim Ninho com o seu passarinho já no deu habitat Jardim finalizado com o ecoponto, as flores a relva. Acaamento das flores e do ninho Montagem das flores em forma de moinho de vento Flor já terminada e a rodar Montagem da flor na estrutura Perfil da Borboleta Borboleta e passarinho na sua flor Associação de Beneficência Luso-Alemã (Cascais) Conceção do nosso jardim Pormenores das flores FSC,TETRA PAK e Compal Algumas crianças que colaboraram no Jardim. Obra concluída. Elementos (flores, joaninhas, sapos, libelinhas, formigas, tartarugas, abelhas, borboletas) elaborados em cada sala de pré-escolar para o "nosso" Jardim com o edifício da escola ABLA incluído com a Bandeira da ABLA e ECOescola. Pormenores dos elementos no Jardim Associação Mâe Galinha (Évora) A Maria está a terminar de colar os olhos no Mocho O nosso jardim! A Sofia com muito cuidado está a terminar de colar as flores. A entrada do nosso colégio ficou vida! Agora temos uma jardim A casinha do passarinho Uma linda borboleta Com a chegada da Primavera, chega o sol. E também um pequenino mocho. E por aqui florescem as lindas flores do nosso jardim, regadas diariamente com os bons dias de todos os meninos do colégio. Um jardim perfeito! As flores do nosso jardim! ATL das Escolas EB1 nº1 Belas e EB1 /JI Fonteireira (Sintra) A construção da base do jardim. A escada do jardim. Alguns dos alunos que construíram o jardim. O jardim. ATL Satisfaz Bastante (Sintra) CAPP - Centro de Assistência Paroquial de Pampilhosa (Mealhada) Ninho de pássaros Árvore com tampinhas Jardim florido Flor Arranjo de flores Coroas Flores Casa da Criança Maria Granado (Coimbra) Jardim dos Gnomos Jardim dos Gnomos Jardim dos Gnomos Mesa e cadeiras Caminho para casa O poço e as árvores A fogueira e as árvores O caminho para casa As flores Os mochos O sol brilha no jardim O carrinho de mão Vista lateral do jardim dos Gnomos As escadas para as nuvens Outra vista das casas Vista geral do Jardim dos Gnomos Vista geral do Jardim dos Gnomos A Casa da árvore com pormenores Casa do Povo de Vila Nova de Tazem (Gouveia) Jardim construído com embalagens Tetra Pak identificadas com o selo "Protege o que é bom" e flores construídas com embalagens Tetra Pak da marca Compal onde se exibe a marca FSC. Luz (Sol) e água (regador) para o crescimento das flores do nosso jardim. Banco de Jardim. Animais (pássaros, borboletas e caracóis) que vivem no nosso jardim. "O nosso jardim da Primavera" Centro Comunitário da Nogueira (Santa Cruz) Flor do jardim com a embalagem da Compal e a marca FSC. Parte do jardim com uma árvore, uma flor e uma borboleta Construção do jardim. Grupo de alunos que participaram na elaboração deste projeto. Centro de Act. Infantil de Évora (Évora) Apresentação do projecto fazendo a leitura do mesmo e explicando as regras. Borboleta onde se podem ver as marcas. Cá estão os jardineiros deste belo e refrescante jardim.Foi um processo de criação divertido através do qual aprenderam muitas coisas principalmente sobre as aves e os seus ninhos. Durante a execução dos ninhos surgiu a ideia dos ninhos aos bicos e dos ninhos ás ondinhas que a Laura achava mais confortáveis. Primavera Flores! Árvores! Ninhos! E...... passarinhos!!!! Mãos à obra que há muito para fazer! Flor onde se podem ver os símbolos pedidos. A imaginação é mesmo assim não pára e todos os dias queriam fazer mais coisas para pôr no jardim.Foi assim que nasceram os três patinhos e as duas tartarugas. O Suminhos toma conta do jardim com muito carinho enquanto vai bebendo o seu sumo da Compal claro !!! Usar a tesoura para recortar cartão´não é muito fácil mas tinha que ser e FOI! Centro de Actividades Ocupacionais de São Vicente (São Vicente) Sim, é na Primavera que florescem as grandes ideias Sim, é na Primavera que florescem as grandes ideias Sim, é na Primavera que florescem as grandes ideias Sim, é na Primavera que florescem as grandes ideias Sim, é na Primavera que florescem as grandes ideias Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas) Centro de Convívio da Casa do Povo de Água de Pena (Machico) Processo de construção do Jardim O detalhe de um elemento onde seja visível uma embalagem da Compal e a marca FSC® Detalhe do Jardim O jardim Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior) A construção da maqueta com reutilização de tetra pak para recriar um jardim florido à moda de Campo Maior. O resultado final com a replica de uma das ruas floridas das festas do povo de Campo Maior. O nosso orgulho, a nossa tradição e o nosso património cultural em tetrapak! Detalhes com aplicação de símbolos de reciclagem e compal Os nossos intervenientes... as crianças com ajuda da nossa equipa de auxiliares e o prof. coordenador eco escolas. A maqueta está patente na receção do CEAN. Centro Escolar da Boavista- Lourinha (Gondomar) Criança a recortar pétalas para construir flor Casinha para os pássaros Flor construida Jardim de flores Centro Escolar de Árvore (Vila do Conde) Pintura do pneu que serviu de canteiro. Recorte das embalagens para construção das flores. Montagem do canteiro. Flor-Símbolo Tetra Pak. Flor-Símbolo FSC. Canteiro de Flores. Centro Escolar de Baguim do Monte (Gondomar) alguns elementos do parque . Jardim da compal Jardim da compal O nosso jardim Centro Escolar Luís de Camões (Vila Nova de Famalicão) 1 - Marcar com caneta o espaço que é preciso recortar. 2 - Riscar, cortar e enrolar. 3 - Riscar, cortar e enrolar. 4 - A enrolar. 5 - Os primeiros troncos depois de enfiados, os cartuchinhos já estão colocados. 6 - A construir os troncos através da técnica do enfiamento/empilhagem. 7 - A construir os troncos através da técnica do enfiamento/empilhagem 8 - " Havia uma árvore que corria pelo orvalho dentro" (adaptado de Herberto Hélder). 9 - Sim é na Primavera que Florescem as Grandes Ideias. Centro Infantil Coronel Sousa Tavares (Beja) As flores do nosso jardim são as mais bonitas Construção do nosso jardim.... mãos à obra! Os vários espaços do nosso jardim florido A equipa de trabalho Centro Paroquial Nº Sra Anunciada / Jardim de Infância Aquário (Setúbal) Limpeza das embalagens tetra pack Compal e pintura do cartão da base. Desenho com molde e recorte das flores que vão constar em todos os azuleijos que irão formar o painel alusivo ao jardim na Primavera. Recorte e colagem de pequenos insetos característicos da Primavera. Montagem do painel Pormenor dos recortes utilizados pondo em evidência os simbolos que caracterizam esta atividade. Imagem de um inseto a esvoaçar no jardim. Imagem de um inseto a esvoaçar no jardim. Imagem geral do painel de azuleijos das flores da Primavera. Centro Social Paroquial da Vera Cruz (Aveiro) Jardim completo Pormenor da flor - moinho de vento pormenor da abelha pormenor flor de coração Colégio Arte Mágica (Seixal) Preparação para a construção do jardim Simbolos visíveis nos moldes utilizados As várias utilidades decorativas deste versátil jardim... Turma com o jardim Compal Colégio Brinca e Educa (Cascais) simbolo da embalagem simbolo da embalagem pintura das flores pelas crianças pintura das flores pelas crianças pintura da borboleta pelas crianças pintura da borboleta pelas crianças finalização das flores no jardim maria-café na parede do nosso jardim abelha pintada pelas crianças pendurada no jardim libelinha pintada pelas crianças pendurada no nosso jardim borboleta no meio da nossa horta Colégio do Rio (Portimão) "As nossas flores" - As mãos das crianças serviram de molde para algumas flores. "As cores do jardim" - Montagem do jardim. "Bom dia Primavera" - O jardim composto com todos os elementos. "Compal e FSC" - Embalagem com a marca FSC visivel. Colégio Guadalupe (Seixal) Durante a elaboração do jardim... colagens de flores. Pormenores tetra - Pak e selo FSC Durante a elaboração do Jardim... a relva Durante a elaboração do jardim... a copa da árvore. O trabalho final: o jardim Colégio Monte Flor (Oeiras) Foi utilizada uma caixa de cartão da fruta, que foi recortada e revestida com as embalagens. Para a elaboração da relva também foram recortadas embalagens e posteriormente aplicadas na caixa de cartão. O jardim. Flor elaborada com embalagens da marca Compal. O jardim O grupo e o jardim. Colégio Nossa Senhora da Assunção (Anadia) Alunos do terceiro ano participando na construção das flores. A base do jardim elaborada com uma palete de madeira, a relva, as flores, o pássaro, o ninho com os ovos e o regador. O jardim concluído com o gradeamento, o muro com "tijolos" e uma gaiola. As flores, as borboletas e o ninho com os ovos. O regador com água a verter para a relva. Detalhe de elemento onde é visível uma embalagem da Compal e a marca FSC®. Detalhe de elementos onde é visível embalagens da Compal e a marca FSC®. O jardim concluído com o gradeamento, o muro com "tijolos" e uma gaiola. As flores, as borboletas e o ninho com os ovos. O regador com água a verter para a relva. Pormenor do regador a verter água no jardim. Colégio O Carinho (Barreiro) O jardim Construção do jardim O grupo com o jardim O detalhe de um elemento do jardim Colégio Sra. da Boa Nova (Cascais) Jardim Sra da Boa Nova Jardim Sra da Boa Nova Jardim Sra da Boa Nova Jardim Sra da Boa Nova Jardim Sra da Boa Nova Jardim Sra da Boa Nova E. B. do Chafariz d'El Rei (Évora) Jardim de prata - final fases de montagem colando pétalas ao redor de tampa plástica para fazer as flores pormenores EB 123/PE do Curral das Freiras (Câmara de Lobos) Pintura das embalagens Compal para criar tiras para os pés das flores. Pintura de flores com várias cores. Montagem do jardim. Pormenores do jardim de flores. Pormenores do jardim de flores. Pormenores dos diferentes tipos de flores construídos. Vista geral do canteiro enfeitado com as flores construídas com embalagens compal. EB de Lopas (Sintra) Construção do Jardim Jardim finalizado Borboleta com detalhe FSC Grupo de trabalho EB1 com JI da Benedita (Alcobaça) Base do trabalho detalhe SFC Início da construção do jardim Pormenores Trabalho final EB1/ J.I de Milheirós - Santa Maria da FEira (Santa Maria da Feira) EB1/J.I de São Tomé (Porto) Recolha e preparação do material - embalagens do sumo Compal Todos ao trabalho ... Elaboração da relva com as mãos; o sol; os passarinhos, borboletas.. Belas flores.... Fizemos uma árvore, lindas flores ! "Sim, as grandes ideias florescem na primavera" - o nosso jardim "Sim, as grandes ideias florescem na primavera" - o nosso jardim Foto geral do trabalho realizado (substitui a imagem 4.jpg enviada ontem) Engenho - Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este (Vila Nova de Famalicão) Registo do Processo de Construção O Jardim Detalhe do Jardim A Turma com o Jardim Escola Básica da Serrinha (Paredes) "Junto com Compal, sempre serei vital" "Compal e sabores é um leque de amores" Escola Básica de Abadias (Figueira da Foz) No Jardim Compal a Primavera é fenomenal! Visão global do jardim (plano vertical e plano horizontal) Olá Primavera! Visão do plano vertical, detalhes dos meninos Primavera, árvore e algumas flores. A Primavera é bela! Visão parcial do plano horizontal: horta, baloiço e banco de jardim. Que bem se está aqui! Visão global plano horizontal, com horta, lago, crianças no baloiço e no banco de jardim. Escola Básica de Leirinhas (Aveiro) Nesta foto vê-se a construção da casota do nosso cão com as embalagens Tetra Pak da Compal esta é a nossa pequena turma Pormenor da embalagens com os símbolos tetra Pak e FSC O nosso jardim Escola Básica Fialho de Almeida - Cuba (Cuba) Preparação das embalagens Trabalho realizado com alguns alunos intervenientes Elaboração do trabalho Trabalho final Escola Básica Ribeiro de Carvalho (Sintra) Os alunos desenham nas embalagens vazias os elementos que irão compor o nosso jardim. O início do jardim. As borboletas já voam no jardim. Na Primavera, o jardim tem flores e passarinhos. Está quase pronto o nosso jardim! A nossa obra de arte. Escola EB 1/JI de Pomares (Arganil) Preparação dos materiais. Recorte, picotagem e colagem. Trabalho final e alguns pormenores do jardim. Trabalho final. Escola EB 2,3 Nun'Alvares (Seixal) "Montagem do cato" Colagem dos pacotes de sumo da Compal. "O melhor sumo" A Ariana saboreia o sumo da Compal à sombra do cato do deserto. "Mimos para o cato" As crianças do jardim de infância mostram a sua obra prima. "Cato do Deserto" Exposição do cato do deserto no espaço exterior da nossa escola. Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa) Escola EB 2,3/S de Tarouca Dr. José Leite Vasconcelos (Tarouca) Apresentação do concurso às crianças. O que vamos fazer? De que material precisámos? Fase da construção dos elementos. Borboleta. Um caracol .Nos jardins aparecem caracois. O nosso jardim está completo. Depois de muito trabalho ficou muito bonito. Escola EB 2,3/S José Gomes Ferreira (Ferreira do Alentejo) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º Escola EB de S. Julião/Tavarede (Figueira da Foz) Aspeto geral do nosso JARDIM. Pormenor dos narcisos, construídos com a camada fina de alumínio das embalagens. Pormenor de folhas de hera e roseira brava, construídas com a camada fina de alumínio das embalagens. Pormenor das flores de pessegueiro e de macieira, construídas com a camada fina de aluminio das embalagens. Pormenor da cascata com queda de água permanente, que corre para o lago num leito construído com embalagens tetra pack aberta ( a água corre na camada de alumínio) Os alunos pintam a estrutura, base do jardim. Os alunos separam a camada de cartão da camada de alumínio e pintam as folhas do lado cartonado. Escola EB1 da Lourencinha (Câmara de Lobos) Construção das flores e do jardim Duas flores para o concurso Sim é na Primavera que florescem as grandes ideias, elaboradas pelos alunos do 2º ano. Nova perspectiva de duas flores, para o jardim da nossa escola, feitas pelos alunos do 4º ano. Dois trabalhos elaborados pelos alunos de 4º ano. Escola EB1 de Loução - Venade (Caminha) Recorte Colagem Montagem completa Montagem completa do jardim suspenso Jardim Suspenso no tecto Escola EB1 de Quinta do Alçada (Leiria) Construção das flores. Flor com o pormenor dos símbolos. Preparação e montagem do jardim. Jardim final. Escola EB1 do Viso (Figueira da Foz) (Figueira da Foz) Assim nasceram as flores da Compal... Mosquinha da fruta Instrumentos de jardinagem A Nossa Escola é um Jardim ! Escola EB1 Gil Vicente (Oeiras) Jardim - vista geral Jardim - Estrutura e cenário Jardim - Elementos decorativos Fotografia 4 – Pormenor do baloiço (marca FSC) Escola EB1 Nº 6 do Barreiro (Barreiro) Elaboração das Flores - Com a colaboração de todos a recortar e a colar . as flores vão desabrochar O Jardim vai nascer ... Na terra vão ficar para a escola embelezar. Das nossas mãos nasceram e aqui as colocamos, para enfeitar esta escola que tanto amamos. Escola EB1 Nº 8 do Barreiro (Barreiro) Inicio do painel com a ajuda da Catarina da unidade da multideficiência. Uma borboleta com uma embalagem da compal. A ovelhinha que não podia faltar! O jardim está a ficar mais completo... Por último " Sim, é na primavera..." Escola EB1/JI da Covoada (Ponta Delgada) Aluno a pintar elementos do jardim. A turma do 1º ano com o trabalho realizado. Flor com o símbolo FSC. O nosso jardim Pormenor - pássaro com o símbolo FSC. O caracol passeia pelo jardim. Pormenor - flor Escola EB1/JI - Quinta da Cabouca (Seixal) Flor recortada com base na abertura do pacote do sumo aproveitando a tampa para fazer o seu botão. A colagem das flores no painel. Orquídea Jardim ( painel completo) Vista do painel na escola Abelha Malmequer Flores diversas Escola EB1/JI Brandoa (Amadora) construção do nosso jardim borboleta flor o nosso jardim o nosso jardim Escola EB1/JI de Castelo Branco (Horta) A nossa flor Compal é divinal! Uma flor Compal é a prenda ideal! No nosso jardim Compal cada criança é uma flor especial! 4 flores Compal num jardim sensacional! Escola EB1/JI de Coja (Arganil) Abertura e recorte das embalagens Compal. Recorte de flores e animais do jardim. Pormenor do símbolo FSC. Grande plano do trabalho Pormenor de algumas flores do jardim. Pormenor de algumas flores e animais do jardim. Escola EB1/JI de Fitares (Sintra) Jardim da Fantasia Um pormenor do jardim da fantasia. Um pormenor do jardim da fantasia Escola EB1/JI de Luz (Santa Cruz da Graciosa) Recortar as flores nas caixas de sumo da Compal Pormenor da flor Pormenor da flor As flores no jardim da nossa Escola As flores no jardim junto com alguns coelhinhos que se fez pela Páscoa e o grupo de crianças da EB1/JI de Luz Escola EB1/JI de Pindelo (Oliveira de Azeméis) Origami das tulipas. Recorte e colagem dos malmequeres. Visível a embalagem da compal e a marca FSC. Trabalho final. Escola EB1/JI do Cruzeiro (Marco de Canaveses) discussão, avaliação da maqueta,contorno preparação de material missão cumprida símbolo em pormenor maqueta pronta Escola EB1/JI do Peso - Santo Isidoro (Marco de Canaveses) Confeção dos elementos para o jardim de flores Montagem do jardim O jardim dentro do postal O jardim/postal fechado, Escola EB1/JI Nº 2 do Laranjeiro (Almada) O Início do Projeto A Cerca Os Recortes As Dobragens As Plantas Naturais Os Seres Vivos Retoques Finais O Nosso Jardim Orgulho no Nosso Projeto As Referências O Habitat A Entreajuda Os Canteiros Pormenores Missão Cumprida Escola EB1/JI Prof. Manuel Jacinto da Ponte (Ribeira Grande) Escola EB1/PE das Figueirinhas (Santa Cruz) Colaboração dos alunos O nosso jardim foi elaborado pelos alunos da pré e do 1º ciclo. Aqui vemos os alunos do 3º ano a colarem as diferentes figuras no jardim. Dar cor ao jardim O jardim foi pintado pelos alunos da pré e do 1º ciclo. Aqui vemos um aluno do 1º ano a pintar as flores. Animais e flores de marca compal A maior parte das embalagens era da marca compal. O nosso jardim foi elaborado através das embalagens que os alunos trouxeram. Nos animais e nas flores demos destaque à marca compal e ao símbolo FSC. Jardim Figueirinhas Neste registo fotográfico temos o nosso jardim completo repleto de flores e animais. Tivemos o cuidado de não pintar as embalagens para que este se mantivesse colorido e para sensibiliza para a importância da reciclagem das embalagens Escola EB1/PE de Carvalhal e Carreira (Ponta do Sol) Pacotes de leite utilizados na construção... Já com o símbolo FSC... Construção e colocação dos ninhos no jardim da escola Construção e colocação dos ninhos no jardim da escola Construção e colocação dos ninhos no jardim da escola Construção e colocação dos ninhos no jardim da escola Construção e colocação dos ninhos no jardim da escola O ninho na oliveira da escola Um ninho na sebe da escola Os nossos novelos Os nossos novelos Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz) Construção do jardim - fase inicial . 1 Construção do jardim - fase inicial - 2 construção do jardim - fase final - 2 Construção do jardim - fase final - 3 Grupo de alunos responsável pela construção do jardim Jardim Escola EB1/PE e Creche do Porto Moniz (Porto Moniz) Recorte das embalagens. Recorte e colagem das flores. Colagem das tampas. Cartaz concluído. Escola EB1/PE Estreito de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos) Flores - EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos Flores feitas utilizando embalagens de produtos Compal. A altura das flores é cerca de 1,20 metros. Flores - EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos Pormenor de uma das flores apresentadas. Foi só utilizado embalagens e no suporte cana de bambu e algum arame. Flores - EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos Pormenor de uma das flores apresentadas. Foi só utilizado embalagens e no suporte cana de bambu e algum arame. Flores - EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos Pormenor de uma das flores apresentadas. Foi só utilizado embalagens e no suporte cana de bambu e algum arame. Escola Primária Sant'Ana - Externato (Setúbal) Jardim de Passarinhos Casa de jardim com estendal e flor Externato das Pedralvas (Lisboa) O planeamento é muito importante. A fase da execução do trabalho, é sempre a parte mais interessante e divertida. O nosso jardim Tetra Pak floresceu na nossa horta. Foi muito giro observar o contraste entre o fruto da nossa imaginação e os frutos da natureza. Pormenor do trabalho. Pormenor do trabalho. Externato Limiar, Creche e Jardim de Infância (Maia) Jardim Compal Limiar composto por 5 árvores, 3 flores e 2 borboletas. Borboleta "Compincha" da Sala 2. Borboleta "Lap-moc" da Sala 2. Flor "Aflorzinha" da Sala 3. Flor "Giragira" da Sala 5. Flor "Flowerpower" da Sala 4. Árvore "Treepack" da Sala 4. Árvore "Mãozinhas" da Sala 1 Árvore "Compinhas" da Sala 3. Árvore "Polpinha" da Sala 5. Árvore "Caracolinhos" da Sala 3. Externato Nossa Senhora de Fátima (Vila Nova de Gaia) Preparação da base: esferovite e papel crepe (ambos em regime de reutilização). Colocação de paus de gelado para formar uma cerca. Criação das pétalas das flores e as folhas, com as embalagens. Participação das crianças na montagem do jardim. Trabalho finalizado! Externato O Mundo da Criança (Torres Vedras) Muitas flores! Vamos ao trabalho! Estamos contentes com o nosso jardim! FSC O nosso jardim! Flores de flores! Externato Padre António Vieira (Oeiras) Fase 1 - Construção Embalagem da marca FSC® Embalagem da Compal Foto da turma do 3.º ano Informações relativas ao processo de construção do jardim (materiais, metodologias e intervenientes) Externato Padre Cruz (Matosinhos) Foto - Sim, é na Primavera - Externato Padre Cruz Infantário Meninos Rabinos (Almada) Construção do "Nosso Jardim da Primavera" Pormenor do "Nosso Jardim da Primavera", com flores e animais (pássaros, borboletas e caracóis) Pormenor de uma flor e borboleta do "Nosso Jardim da Primavera" A turma que construiu o "Nosso Jardim da Primavera" Infantário O Planeta das Crianças (Funchal) Processo de construção do nosso jardim: Construção da base do nosso jardim toda forrada com caixas tetrapak abertas da compal. O nosso jardim com flores todas construídas com embalagens tetrapak da compal Embalagem da compal aberta usada para "forrar" o jardim onde é visível a marca FSC Crianças a participarem no projeto "Sim, é na primavera que florescem as grandes ideias" Jardim de Infância da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (Gouveia) Revestimento de uma caixa de cartão com as embalagens da compal e tetra pack espalmadas. Árvores que foram recortadas nas embalagens e vão ser coladas quatro de uma vez para realizar uma que permaneça em pé. Criança ajuda a colar os passarinhos na árvore. Símbolo da tetra pack símbolo da FSC Árvore rodeada de flores, borboletas, coelhos e passarinhos. Aproveitamento de imagens com animais e realização de animais para uma das árvores. Este é o "Jardim da Mafaldinha" da ABPG. Espero que gostem! Jardim de Infância de Boavista Olheiros (Torres Vedras) Recorte de "Folhas" para uma árvore Pintura do "sol" Colagem de "penas" (construção de passarinho) "Cão" "Flores, sebe e cão" "Passarinhos" Jardim (Produto Final) Jardim de Infância de Corticeiro de Cima (Cantanhede) A casinha do pássaro “Sim, é na primavera que florescem as grandes ideias” : o nosso jardim. O nosso jardim continuou a crescer As primeiras flores que nasceram no jardim O nosso jardim foi crescendo Recorte das flores e outros elementos do jardim Recorte das flores e outros elementos do jardim Montagem das flores Preparação da palete Jardim de Infância de Gouveia (Gouveia) Recorte, picotagem....das embalagens. Borboletas e pássaro. Coelhinho da páscoa feito com frutas naturais, também utilizadas no fabrico dos sumos. Trabalho final. Jardim de Infância de Nogueira do Cravo (Oliveira de Azeméis) Recorte das flores da embalagem de leite. Pintura das folhas. Pintura das flores. Pintura da base. Pormenor do trabalho (símbolos FSC e Tetra Pak) Pormenor do trabalho (símbolos FSC e Tetra Pak) Pormenor do trabalho (símbolos FSC e Tetra Pak) Trabalho concluído Grupo com o trabalho concluído. Jardim de Infância de S. Marcos (Paredes) Separação com contagem das embalagens necessárias para construir as flores Construção da primeira flor primeira flor completa Construção da segunda flor segunda flor completa painel completo Jardim de Infância do Centro Social de Casal de Ermio (Lousã) Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília (Câmara de Lobos) Recorte: as crianças recortaram as embalagens. contornaram com a tesoura o molde. Colagem: com a orientação da educadora, colaram os moldes. Estrelícias: elaboradas em embalagens tetrapack. Jardim da Madeira:as crianças elaboraram o jardim e colocaram as flores e os animais como desejaram. Jardim de Infância Fornelo - Avessadas (Marco de Canaveses) 1-Elaboração do jardim 2-Resultado final 4-O grupo com trabalho finalizado 3- Promenor Jardim de Infância Pátio da Inês (Marinha Grande) Construção do projeto II Pormenor da árvore Trabalho Final Construção do Projeto I Jardim de Infância Quinta do Casal (Marco de Canaveses) Jardim de Flores Lago com Peixes e Patos Crianças a brincar no Parque Infantil Meninos a jogar à Bola " Sentimo-nos felizes num Jardim florido" Jardim de Vila Verde - Tuias (Marco de Canaveses) contacto e conhecimento do material a utilizar no trabalho e sensibilização das crianças para o reaproveitamento deste tipo de material Exploração do material e escolha da melhor parte para a jarra de primavera Colagem da jarra e do símbolo compal Recorte das tiras para elaboração das flores Dobrar as tiras para as flores trabalho final JI de Caceira (Figueira da Foz) Grupo e trabalho final Trabalho final trabalho final trabalho final pormenor do trabalho pormenor do trabalho pormenor do trabalho pormenor do trabalho recorte e colagem das flores recorte e colagem das flores recorte e colagem das flores recorte e colagem das flores recorte e colagem das flores recorte e colagem das flores recorte e colagem das flores recorte e colagem das flores Símbolo FSC O Refúgio dos Fidalguinhos - creche, jardim de infância e 1ª. CEB (Barreiro) Jardim de Flores Flor com símbolo FSC Crianças durante a execução Borboleta Centro de Estudos Educativos de Ançã (Cantanhede) Fase de triagem das embalagens, limpeza e preparação das mesmas detalhe de algumas flores recorte das embalagens com formas florais produto final grupo de trabalho com produto final Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação (Vagos) Recorte dos elementos do jardim Montagem do jardim Elemento do jardim Jardim exposto na escola Colégio João de Barros (Pombal) Processo de construção das flores do jardim Flor com símbolo FSC+TetraPak Jardim exposto Dois dos alunos envolvidos Colégio Novo da Maia (Maia) Construção de flores Início da construção do Jardim de flores Desenvolvimento do Jardim de Flores Jardim das Flores CNM Coop. de Ensino Ancorensis (Caminha) O Jardim da Ancorensis O Jardim da Ancorensis 2 Origami 1 Origami 2 EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia) ECOCONTRUTORES JARDIM DE SOPHIA CARDUME COMPAL FLOR DA MENINA Escola Básica de Gavião (Gavião) Este desafio permitiu uma sensibilização para a reciclagem dos resíduos e uma estimulação para a criatividade. Este passatempo foi desenvolvido pelos alunos do Clube do Ambiente. Estes aderiram ao concurso com empenho e motivação. Foram reaproveitadas as palavras do logótipo “COMPAL” e a marca FSC está em destaque nas flores. As pequenas embalagens recolhidas pelos alunos serviram para destacar e forrar a base do jardim. Escola Básica 2.º e 3.º ciclos de Alfornelos (Amadora) Início do trabalho Flor já realizada Montagem do trabalho Conclusão do nosso jardim Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal) Detalhe onde visualizamos embalagens da Compal e a marca FSC®. Plano geral do nosso jardim, emoldurado com uma das paisagens da Madeira, que podemos observar da nossa escola. Outro pormenor do nosso jardim. O registo do processo de construção do jardim. Escola Básica D. Dinis (antiga EB 2,3 dos Pombais) (Odivelas) Materiais utilizados: Pacotes de sumo Compal (tetrapack). Empresas patrocinadoras do concurso - "amigas do ambiente". Construção das flores para decoração das árvores. Decoração da árvore pelos alunos. Plano de pormenor - flores construídas e empresas patrocinadoras do concurso. A nossa árvore tetrapack. Uvas - uma das outras árvores do projeto, construída com embalagens tetrapack. As uvas foram feitas com a base das embalagens e as folhas com as laterais (pintadas com tintas spray). Pormenor de uma flor que decora outra árvore, construída com embalagens de sumo Compal. Escola Básica de Álvaro Velho - Lavradio (Barreiro) Processo de construção em aula O Jardim Compal do 5º E Detalhe de 3 flores do Jardim Os Jardineiros Escola Básica de Argoncilhe (Santa Maria da Feira) O processo O grupo de trabalho O produto final Os detalhes Escola Básica de Custóias (Matosinhos) Flores em diferentes fases:uma já concluída pintada com tinta de spray verde e as outras em fase de acabamento Alunos a transformar embalagens em flores e borboletas Detalhe do "Jardim" , vendo-se flores de formas e cores diferentes, os símbolos Tetra Pack e FSC Jardim realizado com floreira montada por módulos ( garrafões colados e agrafados entre si) com flores de formas e cores diferentes. Escola Básica de Mafra (Mafra) Sim, é na primavera que florescem as ideias! Escola Básica do Alto dos Moinhos (Sintra) Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu) Composição final "Desabrochar" Execução do trabalho Montagem da composição Pormenor das borboletas Pormenor das flores Escola Básica e Secundária de Maceira (Leiria) O jardim EcoHenriqueSommer e os seus jardineiros ( Alunos do 8ºC e o jardim por eles elaborado onde quiseram alertar para a beleza dos jardins quando limpos e bem conservados e o que se pode fazer com a reciclagem de embalagens) Os jardineiros a trabalhar ( Uma das aulas em que os alunos se dedicavam à elaboração dos diferentes elementos do jardim, as flores, a relva, a cascata, o campo de futebol, as árvores, as borboletas, os passáros, os bancos de jardim e a mesa) Uma flor do jardim (Esta flor foi elaborada com os cantos das embalagens da Compal e com as partes laterais, assim poder-se-á observar o simbolo FSC e o da Tetra Pak) Algumas das maravilhas do Nosso Jardim ( Alguns dos pormenores do jardim, as flores, a cascata que vai dar a um lago, as árvores com os pássaros e as borboletas, a relva) Uma flor do jardim ( Mais um tipo de flores elaboradas para o jardim) Escola Básica e Secundária de Ponta do Sol (Ponta do Sol) Jardim geral. Detalhe do elemento FSC em um dos elementos do jardim (Borboleta). Processo de trabalho colagem das parte que compõem a flor. Turma responsável pelo trabalho elaborado. Escola Básica Fernando Caldeira (Águeda) Jardim EcoFCaldeira Primavera em festa andorinha ed. especial Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Góis (Góis) Enquadramento do projeto / Materiais utilizados / 1ª fase do projeto. 2ª fase do projeto - Construção de elementos do jardim. Pormenores do jardim. Trabalho final - jardim com todos os elementos construídos. Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (ESTARREJA) As embalagens Cm que fizemos as nossas flores para o jardim! O símbolo da TetraPak A etiqueta do FSC. As embalagens prontas para serem transformadas em flores! O Símbolo da Tetra Pak, também vão embelezar o nosso jardim. A Tetra Pak já recortadinho para a pétala de uma flor. Para além do reaproveitamento das embalagens do sumo Compal, também, reaproveitamos alguns garrafões de água, para recriar lindas flores que juntamente com as das embalagens formaram um conjunto colorido de flores. A flor que resultou do aproveitamento do garrafão de água! O recorte do molde de um tipo de flor do nosso jardim! Montagem de uma das muitas flores criadas com as embalagens do pacote de sumo Compal Já prontinha uma das nossas flores. Mais uma flor Mais outra... flor E mais outra flor... O pássaro,que elaborámos para colorir e dar movimento ao nosso jardim.. E a nossa Colorida Borboleta para esvoaçar e posar nas pétalas das flores do jardim. O jardim a ficar já composto com as coloridas e "cheirosas" flores. Ainda mais completo o jardim. Está a ficar tão colorido o jardim. E os animais a adorarem o nosso jardim. Nós e o nosso Jardim... como ficou tão colorido! Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo) Árvore,Onde tudo começou! O nosso jardim Compal! Flores e ambiente! Alegria e orgulho! Escola E. B. 2,3 D. Pedro I (antiga Escola Secundária c/ 2º e 3º Ciclos D. Pedro I) (Alcobaça) Escola D.Pedro I_Alcobaça_registo processo construção jardim_2015 Escola D.Pedro I_Alcobaça_jardim_2015 Escola D.Pedro I_Alcobaça_detalhe elementos da Compal e marca FSC_2015 Escola D.Pedro I_Alcobaça_parte da equipa de trabalho_jardim_2015 Escola EB 2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade (Ribeira Brava) Jardim criado com as embalagens da Tetra Pak. (https://youtu.be/wmj0CSdEwLc) Selo das embalagens da Tetra Pak numa das nossas flores. (https://youtu.be/wmj0CSdEwLc) Pássaros, borboletas folhas tudo elaborado com embalagens da Tetra Pak. A nossa bonita árvore rodeada por tampinhas existentes nas embalagens da Tetra Pak. Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita (Moita) Flores Jardim Vista do jardim Flor - pacote Compal Borboleta Escola EB 2,3 D. João de Portel (Portel) Processo de construção do jardim. O nosso jardim. Detalhe de elemento onde é visível símbolos Tetrapack e a marca FSC. Flor antes de ser pintada. Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras) O registo do processo de construção do jardim O jardim O jardim O detalhe de um elemento com uma embalagem da Compal e a marca FSC® Escola EB 2,3 de Cabreiros (Braga) O Jardim Arbusto "Gira Sol" As abelhas Escola EB 2,3 de Madalena (Vila Nova de Gaia) processo de construção materiais planificação processo de construção o Jardim detalhe A turma Escola EB 2,3 de Passos José- Guifões (Matosinhos) Jardim 1 - pode observar-se um cartão que irá ser forrado por embalagens Compal (Tetrapack). Este cartão irá servir de capa para um livro que irá conter a história de um Jardim Verde. Jardim 2 - pode observar-se as folhas do livro pintadas a verde, flores, borboletas, um caracol, uma ponte, um rio com peixes e alguns animais feitos com plasticina (joaninhas, minhocas, abelhas e moscardos) Jardim 3 - pode observar-se em pormenor os elementos que constituem o Jardim: as flores, uma estrada, o tronco de uma árvore e um banco com dois namorados. Jardim 4 - O trabalho final pretende representar a história "o meu jardim". Nele pode visualizar-se o livro que ilustra o jardim com: uma árvore e um ninho, uma estrada, um banco com dois namarados, ponte, rio com os peixes, as flores, as borboletas, etc Escola EB 2,3 de Pataias (Alcobaça) Trabalho de equipa - desenho dos elementos do jardim (em duplicado cada um), recorte e colagem; Vê-se o hemisfério ao fundo. Jardins Suspensos I (colorido vs cinzento) O pormenor das 2 flores - símbolos da Tetra Pak & FSC Construtores de jardins - turma do 5º ano Escola EB 2,3 de Valongo do Vouga (Águeda) Escola EB 2,3 do Alto do Lumiar (Lisboa) Construção das flores do nosso jardim 1 Construção das flores do nosso jardim 2 Foto de pormenor símbolo e marca compal Trabalho final Escola EB 2,3 Dr. Alberto Iria (Olhão) O processo de construção do nosso jardim. O jardim. Algumas das nossas flores. A turma 8ºC e o jardim. Escola EB 2,3 Octávio Duarte Ferreira de Tramagal (Abrantes) Alunos a executar o trabalho Pormenor do pavimento e algumas das flores do jardim Pormenor de algumas flores feitas a partir das embalagens de sumo da Compal Aspecto geral do jardim (que é o simbolo FSC) Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro) Alunos, professores e assistentes operacionais a montarem o jardim. Colocação das flores em vasos, borboletas e andorinhas na árvore. Vista do jardim com muitas flores, "cheiros" e cores diversas. Flor original construída a partir da embalagem de sumo da Compal, visualiza-se o símbolo FSC. Em cima do escadote foi tirada esta foto para mostrar a nossa atitude."SIM". Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja) Sim, é no amarelo! A vida no jardim, com a Compal! Uma ótima idéia! Muitas embalagens, muito trabalho! Escola EB 2,3 Prof. Óscar Lopes (Matosinhos) Jardim Final Construção das Flores usando as embalagens Montagem das borboletas Construção das flores e borboletas Construção de um Sol em Tetra Pak Construção de arbusto (suporte de flores) Flores finais Sol final em Tetra Pak Montagem do jardim feita pelos alunos Montagem do jardim Jardim final com alguns dos participantes na elaboração dos materiais e montagem do jardim Escola EB 2,3 Serra da Gardunha (Fundão) Borboleta 2 Pormenor Flôr Painel Escola EB 2,3/S Bento Rodrigues (Vila do Porto) Construção dos elementos para o jardim Jardim Turma com o jadimr Pormenor FSC Escola EB 2,3/S das Flores (Santa Cruz das Flores) Recorte dos elementos para realização flores. Realização das flores. Realização de flores e pintura das botas de borracha velhas. Realização de flores em quilling utilizando tiras de embalagens. Flôr em quilling. Pormenor de flôr com embalagem da compal. Trabalho final do jardim escolhido para o concurso. Trabalho final do jardim escolhido para o concurso. Escola EB2,3 José Afonso (Moita) um banco de jardim, várias borboletas, árvores e um jardim de flores delimitado. uma árvore com uma borboleta, uma borboleta no solo e várias flores Escola EB23 de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira) Alunos a utilizarem os papeis já separados do cartão. O jardim com as diferentes zonas demarcadas por cores. Algumas das mais de cem flores. Alunos a realizarem colagens. Alunos a trabalharem em equipa. O jardim começa a ganhar forma. Imagem de uma das diferentes flores. Uma flor diferente. Uma árvore. Pormenor da casa de pássaro. Mais uma flor E as flores continuam Visão geral Pormenor da entrada para o jardim Uma visão diferente do jardim. Vista aérea. O grupo com o jardim. Pormenor dos patos. Pormenor dos cisnes. Pormenor de uma das mesas. Pormenor do ecoponto Uma nova espécie de arbustos Pormenor de uma das borboletas. Visão aérea Visão lateral do jardim Visão aérea aproximada de um canteiro. O jardim na entrada da biblioteca. Escola EBI Padre João José do Amaral (Lagoa (Açores)) Construção Trabalho final logo tretra-park Escola EBI/S da Graciosa (Santa Cruz da Graciosa) Processo de construção do Jardim Detalhe FSC O jardim Detalhe Compal Escola Intercultural das profissões e do desporto - pólo da Reboleira (Amadora) processo de construção Detalhe de um elemento onde é visível embalagem Compal e a marca FSC. jardim Escola Internacional de Torres Vedras (Torres Vedras) EITV1 EITV2 EITV3 EITV4 EITV5 EITV6 EITV7 EITV8 EITV9 EITV10 EITV11 EITV12 EITV13 EITV14 EITV15 EITV16 Escola Profi. Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras) Montagem das velas do moinho Turma do Curso Vocacional de Produção Animal, Vegetal e Transformação (participante no projeto) Um dos aspetos do Jardim "Paisagem do Oeste" Turma do Curso Vocacional de Mundo Equestre, Mundo Rural e Turismo Pormenor de uma borboleta com o símbolo FSC Aspecto geral do Jardim "Paisagem do Oeste" Escola Profi. Cristóvão Colombo (Funchal) Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto (Lisboa) Jardim de Flores Turma que realizou o projeto Jardim de Flores Momento de execução do projeto Momento de execução do projeto Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola (Grândola) Os construtores e o nosso jardim O nosso jardim Detalhe da Marca Compal Detalhe da marca FSC Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada) As várias fases do projecto Montagem do jardim Montagem do jardim Exposição do trabalho final - Sim, é na Primavera que Florescem as Grandes Ideias Escola Sec. de Lagoa (Lagoa (Açores)) A borboleta Compal A vaquinha As flores Os Jardineiros Vista geral do jardim Escola Sec. Dr. Solano de Abreu (ABRANTES) Escola Sec. Fernando Namora (Amadora) Planificação do vaso de flores Execução do arranjo floral Vaso Primavera lado1 Vaso Primavera lado2 Escola Secundária Augusto Cabrita (Barreiro) Escola Secundária da Lousã (Lousã) Escola Secundária Damião de Goes (Alenquer) cerca do jardim zona central bancos jardim completo pormenor do arco arbusto florido flor Escola Secundária de Mem Martins (Sintra) Árvore Árvore Árvore Escola Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis) Um Jardim de origami tetra pak Eco- borboletas Um passarinho Tetra pak Rosas laminadas Escola Secundária/3 de Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia) Materiais para construção Inici da construção do Jardim Jardim na escola 1 Jardim na escola 2 Detalhe FSC Detalhe FSC Escola Secundária/3 Martinho Árias (Soure) Construção das flores: cada flor foi construída de modo diferente, embora os materiais fossem sempre os mesmos: pacotes tetra pack da Compal, as respetivas tampas e cola quente. Uma das muitas embalagens de Compal usadas onde é possível ver em pormenor a marca FSC® Alguns alunos das turmas envolvidas com as peças do jardim - flores e árvore - antes de ser feita a instalação do jardim. Instalação do "Jardim" no relvado junto ao portão principal da escola, dando as boas vindas a quem chega. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto (Vila Nova de Gaia) Detalhe da folha onde é visível uma embalagem da Compal e a marca FSC®. Fase de construção do caule das folhas. O novo “jardim” da ESTSP-IPP. Grupo responsável pela elaboração das flores. Externato António Sérgio (Beja) Externato Infante D. Henrique (Braga) Alunos na lavagem das embalagens recolhidas Alunos a preparar os materiais que constituem o jardim Alunos a preparar os materiais que constituem o jardim Alunos a preparar os materiais que constituem o jardim Aluno e professora a preparar os materiais que constituem o jardim Visão geral do jardim "Eco-Escolas EIDH" Ventoinha de produção de energia eólica Pérgula revestida de trepadeiras Utensílios de manutenção de jardim Pequenos jardins de vasos e floreiras Charco com plantas típicas Entrada do parque infantil Baloiços do parque infantil Parque de merendas Ecopontos Entrada principal do parque Exemplos de utilização das cores das embalagens nos caminhos e nas zonas de relvado Pormenor da mesa com prato e talheres Pormenores que comprovam a utilização do símbolo FSC nos elementos do jardim na entrada no parque Pormenores que comprovam a utilização do símbolo FSC nos elementos do jardim nos muros Pormenores que comprovam a utilização do símbolo FSC nos elementos do jardim nos muros Visão geral do jardim "Eco-Escolas EIDH" Instituto Vaz Serra (Sertã) Fase de recorte e colagem dos elementos do jardim Pássaros, borboletas e flores já concluídas A montagem no exterior O jardim!